Repórter
 
Só quatro das oito páginas da Revista Illustrada, de Angelo Agostini, eram realmente ilustradaa. A outra metade era repleta de textos.

Agostini apresentava a revista, na segunda página, da seguinte maneira:

Abram caminho!

Abram-o bem franco!

É mais um campeão, que se apresenta na arena, de lapis em riste, prompto a combater os abusos, de onde quer que elles venham, e a distribuir justiça com a hombridade de um Salomão.

Abram caminho!

E notem bem que não nenhum caloiro, que pretenda entrar com pés de lã na contenda jornalística para afinar a sua voz pelo diapasão da grande orchestra da imprensa humoristica da côrte.

Sou, pelo contrario, um veterano, já muito callejado nas lides semanaes, que, tendo se recolhido temporariamente aos bastidores, volta agora resfolgado á scena e mais decidido do que nunca a não deixar dar a Cesar o que é de João Fernandes.

Abram caminho!

A primeira página, assim como as outras três ilustradas, contavam a história do nascimento do periódico através de alguns personagens. Um deles, Dom Beltrano, era o próprio Agostini, encarregado pela REVISTA de illustrar as suas paginas. Outro, uma criança, representava o Ano Novo. A revista foi lançada com data de 1º de janeiro de 1876.

 
Retorna à página da área NÚMERO 1
 

Título
Revista Illustrada

Lançamento
Janeiro de 1876

Número de páginas
8