Em busca da Miss Brasil 1960

O grande desfile do Maracanãzinho é a primeira etapa de uma jornada com pontos finais em Miami Beach, Long Beach e Londres - Novas candidatas se apresentam no Rio e em todos os Estados.

NOVAS candidatas estão surgindo, todos os dias, no Rio de Janeiro e em tôdas as unidades da Federação, ao Concurso Miss Brasil, organizado pelas Emissoras e Diários Associados, sob e patrocínio exclusivo dos Tecidos Flamezin. A 11 de junho, as vencedoras desta primeira fase do certame estarão desfilando na grande passarela do Maracanãzinho, em busca de honra de representar a beleza da mulher brasileira num dos três famosos concursos internacionais a que estaremos presentes. Três vencedoras, três tipos eugênicos diversos, viajarão respectivamente para Miami Beach, Long Beach e Londres. Precisamos demonstrar ao Mundo que o nosso caldeirão racial está produzindo resultados positivos. Temos, entre nós, tipos apurados dos mais diferentes modelos e características. Louras ou morenas de todos os matizes, as jovens das nossas novas gerações evidenciam, na plástica, na saúde e na graça, que a nossa política racial, inteiramente contrária a qualquer preconceito ou segregação infame, está certa. Êsses concursos de eugenia são também um modo que temos de propagar pelo Mundo os nossos princípios e a nossa filosofia de vida, com o argumento irrespondivel e irrecusável da beleza feminina. A inesquecível Martha Rocha, que hoje já se transformou numa legenda e num símbolo, começou uma tradição que tem sido brilhantemente seguida pelas Misses Brasil que a seguiram. E neste ano, que é verdadeiramente o ano decisivo de afirmação nacional, as môças que nos representarão no exterior, terão ainda maiores responsabilidades. É necessário, assim, que a fina flor da mocidade brasileira se apresente para êsse grande e belo torneio.

Nesta página, apresentamos mais algumas candidatas ao título máximo do novo Estado da Guanabara, assim como uma das concorrentes ao título de Miss Amazonas. Como se pode observar, temos entre elas os tipos mais variados possíveis. Queremos aqui agradecer aos dirigentes do Clube Monte Líbano, em cuja maravilhosa piscina obtivemos as fotos das candidatas em maiô que ilustram esta reportagem. O aristocrático grêmio da grande colônia sírio-libanesa ainda não escolheu a sua candidata. Como sempre acontece, os maiores clubes da cidade se reservam para apresentar suas concorrentes em data mais próxima ao encerramento das inscrições. Muitas surprêsas ainda nos esperam, até o dia em que saberemos quais serão as vencedoras que seguirão para os Estados Unidos e para a Europa.

O Cruzeiro on line é um trabalho de preservação histórica do site Memória Viva