Rio 2013 – Encontro Internacional de Museus
junho 11, 2009 – 1:20 pm
Foi decidida nesta quarta, 10 de junho, na Sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, a favor do Rio de Janeiro, a disputa entre as cidades candidatas a sediar a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que se realizará em junho de 2013.
Concorriam Milão, Moscou e Rio de Janeiro. Com o tema Museus – Memória + Criatividade = Mudança Social, o Rio de Janeiro venceu a eleição com 53,2% dos votos, contra 32,1% de Milão e 14,7% de Moscou.
O Conselho Internacional de Museus é a organização internacional dos museus e profissionais de museus, que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível.
A Conferência Geral acontece a cada três anos. Buenos Aires, em 1976, foi a última cidade latino-americana a sediar o evento. Em novembro de 2010, acontecerá em Shangai, na China. No Rio de Janeiro, deverá acontecer entre o dia 1º e o dia 8 de junho de 2013.
Informações do Instituto Brasileiro de Museus
