A sua dúvida ou solicitação pode ser a mesma de outros internautas. Veja na lista abaixo se elas se enquadram em algumas das questões e clique para ler a resposta.

  • Acho que há um erro em um poema de Drummond (ou de qualquer outro).

    Os poemas e textos de biografados pelo Memória Viva são exaustivamente corrigidos e periodicamente revisados a partir das mais confiáveis edições em livros. Nunca copiamos, corrigimos, acreditamos ou revisamos de qualquer site, mesmo que seja oficial. Em se tratatando de poesia, muita vezes algumas palavras utilizadas podem ser de uso pouco comum (olvido não é ouvido, etc) e os próprios poetas e/ou escritores têm total liberdade para inventar termos. No caso de Gregório de Matos, por exemplo, o português usado era o utilizado no século 17. Sua poesia chegou até nós por copistas e muitas palavras eram inventadas pelo próprio poeta. É claro que algo pode escapar à revisão (uma letra ou uma vírgula pode ter sido esquecida) e aí, agradecemos, sua atenção e notificação.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Recebi uma poesia (ou texto) por e-mail e gostaria de saber se é mesmo de Fulano.

    A Internet é terra de ninguém. E a desinformação (des)graça nela. Muitas correntes, mensagens em pps e afins aparecem com textos atribuídos a Drummond, Luís Fernando Veríssimo e outros nomes famosos. Para saber se é verdade, faça o mesmo que se fazia antes da Internet: procure uma fonte confiável. Pode ser um site oficial, pode ser um livro do autor, em último caso, esgotadas todas as possibilidades, pode ser o Memória Viva, mas só se for referente a algum biografado nosso, ok?

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Adorei o site sobre Fulano. Vocês poderiam me enviar a biografia dele?

    Bem, se o site ou página está no Memória Viva, então você também vai encontrar dados biográficos. Às vezes simples e bem resumidos, como nas páginas dedicadas aos músicos; outras vezes bem completos, como no site de Câmara Cascudo. Mas está lá.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Vocês poderiam me enviar uma poesia (ou texto) de Fulano?

    Já viu se a poesia ou o texto que você procura não está lá no site? Procurou bem? Tem certeza de que não está lá? Se você souber o título ou uma parte da poesia/texto, faça uma busca no Google. Se mesmo assim não encontrar, então escreva-nos. Não prometemos enviar, pois isso demandaria tempo de pesquisa, de digitação, correção, etc, mas podemos tentar indicar onde você poderá encontrar.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Tenho um trabalho de escola para depois de amanhã, vocês poderiam me enviar material sobre Fulano até lá?

    Não. O trabalho do Memória Viva é este que está aí: oferecer informação segura nas páginas do site. Não fazemos trabalhos escolares em hipótese alguma. Nem oferecemos outras informações que não estejam previstas em nosso cronograma de atualizações e complementações.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Por que vocês não falam sobre Beltrano?

    Como um site pessoal, desde o início o Memória Viva procurou falar de pessoas que influenciaram e/ou são admiradas pelo criador do site. Com o tempo, o Memória Viva foi crescendo e novos nomes foram sendo acrescentados, alguns deles seguindo sugestões enviadas por nossos visitantes. Quer fazer alguma sugestão? Fique à vontade. Se você tiver material sobre seu indicado, melhor ainda. Não podemos prometer que o nome seja incluído, mas recebemos sugestões e material com todo o prazer. No futuro, tudo é possível.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Vocês teriam alguma coisa sobre Sicrano?

    Talvez tenhamos, mas como já foi dito, não costumamos enviar por e-mail. Salvo casos raros em que podemos ajudar sem que para isso seja tomado muito tempo. O Memória Viva vem testando um serviço de pesquisas para terceiros a um custo bem acessível e deve implantá-lo, em definitivo, a partir de 2005.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Posso usar um texto ou foto do Memória Viva no meu site?

    Prefira fazer um link para a nossa página principal. Mas caso seja algo muito específico, peça autorização antes, informando como e onde pretende utilizar tal material.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Gostaria de saber sobre os direitos autorais da obra e como posso entrar em contato com a família de um biografado pelo Memória Viva.

    Caso o biografado tenha herdeiros e sites oficiais, sugerimos que procure entrar em contato direto com eles. Sobre os direitos de Luís da Câmara Cascudo ou de outros nomes do Rio Grande do Norte, podemos auxiliá-lo nesse contato.

:: Índice de perguntas ::
.
.

  • Como faço para comprar um livro de (ou sobre) um biografado pelo Memória Viva?

    O Memória Viva tem uma parceria com o site Submarino. Em quase todos os sites ou páginas do Memória Viva, você encontrará uma indicação de como comprá-los através desse nosso parceiro.

:: Índice de perguntas ::
.
.